Trabalhos são realizados de forma rotineira por equipes da própria secretaria. Em média, 700 dispositivos são limpos por mês, o que contempla cerca de 130 bairros
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), realiza os serviços de limpeza de boca de lobo, mesmo durante o período de estiagem. Os trabalhos, que são realizados diariamente por equipes da própria secretaria, chegam, nesta terça-feira (13/06), a seis bairros. Em média, 700 dispositivos são limpos por mês, o que contempla cerca de 130 bairros.
De acordo com a planilha de programação de serviços da secretaria, durante este ano, foram retiradas 1.962 toneladas de resíduos das bocas de lobo. Ainda durante os últimos cinco meses deste ano, o órgão contabilizou a limpeza de 8.779 dispositivos como poços de visita e bocas de lobo, o que representa média de mais de 700 unidades por mês.
Segundo o secretário municipal de Infraestrutura Urbana, Denes Pereira, além dos serviços de limpeza de bocas de lobo e poços de visita, outras ações como a limpeza de pontes e bueiros são desenvolvidas pelas equipes. “Paralelamente a esses serviços, o prefeito Rogério Cruz investe em obras de drenagem, contemplando várias regiões. São obras previstas no programa Goiânia Adiante, benefícios de grande importância para combater alagamentos na capital”, destaca Denes Pereira.
Na programação desta terça-feira, seis equipes foram escaladas para fazer a limpeza nos setores Centro Oeste, Vila Santa Helena, Bairro Floresta, Gentil Meireles, Setor dos Funcionários e Aeroporto. Os trabalhos são desenvolvidos de duas formas, manual, com o uso de pá e enxada, e de forma mecânica, com o auxílio de caminhões hidrojato, que disparam, quando necessário, jatos de água em alta pressão e um sistema de sucção para desobstruir o dispositivo.
Fonte: Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) – Prefeitura de Goiânia
Tags: bocas de lobo, Goiânia, Prefeitura